Federação de SAF’s do PSRO visita o SPBC-RO
No dia 02 de Março de 2013 a Federação de SAF’s do Presbitério Sul de Rondônia (PSRO) visitou o SPBC-RO com a finalidade de estabelecer um contato mais aproximado.
A Federação estava representada pelas irmãs: Sirlei Regina Diniz Mesquita (Presidente), Keila Regeane de Souza Carlos (Sec. de música), Luzia Luz da Silva (Tesoureira), Eva Barcelos de Barros Torres (sec. de comunicação e marketing) e Nilda Tigre Soares Louzada Lopes (Vice-Presidente). Estava acompanhando as irmãs o Presb. Cleber.
O SPBC-RO recebeu as irmãs através do Rev. Evanderson H. Cunha, Coordenador, e dos Seminaristas Ivo Tavares (1º ano / Guajará Mirim – RO), Denivaldo Rufino (2º ano / Jauru – MT) e Denoel Ferraz (2º ano / Jaru – RO).
Além de conhecerem as instalações do Seminário, as irmãs passaram um tempo conversando com o Coordenador e com os alunos, numa “mesa redonda”, e alguns assuntos muito importantes foram abordados. O interesse das irmãs era de conhecer mais a respeito do Seminário, seus alvos, suas dificuldades, sua importância bem como saber a respeito das necessidades dos seminaristas.
O Rev. Evanderson, juntamente com os seminaristas, abordaram tais assuntos dizendo que o funcionamento do SPBC-RO tem sido de grande importância para Rondônia, Acre, Mato Grosso e região norte em geral. No seu décimo ano de funcionamento o SPBC-RO teve sua 5ª turma de alunos formados, dos quais quase 100% estão pastoreando em Rondônia e Acre. O alvo principal do Seminário é servir às igrejas da região norte do Brasil oferecendo formação teológica e pastoral a seus Candidatos, e tudo isso para que o nome de Deus seja glorificado.
Ao ser questionado por uma das irmãs a respeito das dificuldades do Seminário, o Rev. Evanderson deixou claro que esta não é no aspecto financeiro, uma vez que, a IPB como mantenedora e as mensalidades geram receita suficiente para seu funcionamento. Então, constatou-se que existe algo que precisa ser levado em consideração, uma vez que há carência de obreiros na região, inclusive igrejas que ficaram em 2013 sem Pastor. Ao mesmo tempo, uma das grandes dificuldades do Seminário é o baixo número de alunos em relação às expectativas da própria IPB. Atualmente o Seminário funciona com 19 alunos, sendo 1 do Acre, 2 de Mato Grosso e 16 de Rondônia. Segundo a visão do Rev. Evanderson, há uma necessidade de despertamento ou revitalização espiritual nas igrejas locais, pois o despertamento de vocações para o ministério é resultado da consciência da necessidade da pregação do evangelho.
Finalizando a conversa, as irmãs perguntaram de que forma elas e suas igrejas poderiam ajudar o Seminário. Então, de forma resumida foram levantadas algumas maneiras: 1) Apoiando os seminaristas quanto às suas necessidades no que diz respeito a mantimentos e material de estudo (livros); 2) Orando pelo despertamento de vocações; 3) Divulgando o Seminário em suas igrejas; 4) Pregando mensagens que desafiem quanto ao ministério.
O Rev. Evanderson e os Seminaristas agradeceram a visita das irmãs e deixaram claro que a iniciativa que elas tiveram é de grande importância. As irmãs se despediram com o compromisso de envolverem-se cada vez mais com esta causa.
A Deus damos glórias pelo tempo de funcionamento de nosso Seminário e pelos obreiros que foram formados e hoje estão trabalhando pelo Reino de Deus como Pastores.
Por: Rev. Evanderson H. Cunha